Baleia à vista

Encontro inesperado

Baleia em frente ao Farol da Ponta do Boi, nas águas de Ilhabela/SP. Foto: Luciano Candisani

Baleia em frente ao Farol da Ponta do Boi, nas águas de Ilhabela/SP. Foto: Luciano Candisani

Fotógrafo é surpreendido por uma jubarte e consegue, enfim, a imagem que buscava há anos

O litoral norte de São Paulo está se tornando uma região propícia ao avistamento de cetáceos. Nas águas de São Sebastião e Ilhabela, têm sido vistas várias espécies de golfinhos, orcas, baleias, e, ultimamente, até um tubarão-baleia andou aparecendo por lá.

Foi justamente para “caçar” esse tal tubarão que o velejador e fotógrafo Luciano Candisani pegou o seu barco e, acompanhado do filho, foi até a Ponta do Boi, local em que supostamente poderia encontrar esse grande, porém pacífico animal.

“Dormimos no saco do Sombrio. Saímos cedinho, motorando, vento zero, para contornar a Ponta do Boi. Estávamos atrás de um tubarão-baleia que tem aparecido, e encontramos três jubartes!”, relata Luciano. Ele já havia fotografado muitas jubartes naquelas águas, mas faltava justamente esta foto que mostramos acima, com o animal “posando” na frente do Farol da Ponta do Boi.

“O mérito maior é do meu filho Bruno”, concede Luciano. “Ele manobrou o veleiro com precisão pra colocar a baleia entre nós e o farol. Fazia tempo que eu perseguia essa fotografia. Foi um dia memorável”, empolga-se o fotógrafo, que registrou a aguardada imagem na segunda-feira passada, 22.