Vendée Globe Real e Virtual - 17-12-2020
No Oceano Pacífico
Yannick Bestaven amplia a liderança
Os três primeiros da Vendée Globe já estão no Pacífico, superando as 24.410 milhas náuticas que marcam a metade da distância teórica de volta ao mundo
O francês Yannick Bestaven (Maître Coq) está realizando uma regata consistente desde a largada e mantém a liderança com 100 milhas de vantagem para Thomas Ruyant (Linked Out). A respeito da inundação do compartimento de proa do Linked Out, felizmente não foi nada que impedisse que as bombas de esgotamento dessem conta. Ocorreu, segundo Ruyant, quando navegando a 25 nós, que ondas fortes abriram as travas das gaiutas de proa, provocando a inundação. Depois de breve vistoria, gaiutas fechadas, compartimento esvaziado, o Linked Out seguiu em frente.
Os três líderes ampliaram a vantagem para o grupo perseguidor, formado por cinco barcos e liderado por Jean Le Cam (Yes We Cam), este fazendo uma regata extraordinária com um barco antigo e inferior.
Entrevista
Kevin Escoffier, resgatado por Jean Le Cam, está em Les Sables d’Olonne (França), onde deu uma entrevista contando como foi dramático o naufrágio de seu PRB. “Foi tudo tão rápido que nem tive tempo de ouvir respostas ao meu pedido de socorro. Em um minuto, eu já estava na balsa de abandono, sem tempo de pegar nada além da minha roupa de sobrevivência, porque o barco afundou depressa demais”.
Uma pergunta sobre futuros planos fez Escoffier sorrir. “Li um artigo na mídia com Jean Jacques Laurent (da empresa PRB) no qual ele diz que a PRB estará novamente na Vendée Globe em 2024. Assim sendo, estou pronto para conversar com ele! Se está confiante, eu também estou!”
Durante a entrevista, houve uma videoconferência com Jean Le Cam (com páginas dos famosos desenhos de Asterix, o Gaulês, como fundo).
Escala em ilha
A última noticia de hoje diz respeito a Louis Burton (Bureau Vallée 2), que chegou a estar em segundo lugar no ranking, há uma semana, até ocorrer um problema com o piloto automático, o que provocou um jibe, causando vários danos à mastreação e velas. Como não está mais podendo navegar além de 80% da capacidade do Bureau Vallée 2 (e com insegurança) Burton anunciou que fará uma parada na pequena ilha Macquarie, de apenas 15 milhas de comprimento, onde deve ancorar e efetuar os reparos sozinho. Ele não quer desistir da regata, e se tiver sucesso nos reparos, deve prosseguir.