Vendée Globe 2020-21 - Mais Um Abandono
Fabrice Amedeo (Newrest, Art & Fenetres)
No rumo da Cidade do Cabo
A uma pane do computador somam-se vários outros problemas e, por segurança, Fabrice Amedeo (Newrest - Art & Fenêtres) prefere deixar a Vendée Globe
O francês Fabrice Amedeo anunciou hoje ter desistido da Vendée Globe, e ruma para Cidade do Cabo, na África do Sul: "Embora meu barco esteja bem, tenho lidado com alguns pequenos problemas desde a passagem pelo anticiclone de Santa Helena. E ontem fiquei literalmente cego para a navegação, em razão do computador (e consequentemente todos os equipamentos de navegação) ter deixado de funcionar”.
O skipper do Newrest - Art & Fenêtres ficou, assim, impossibilitado de calcular sua melhor rota, encontrar opções para melhor velocidade e principalmente para segurança: "Ou eu desistia da Vendée Globe ou continuava no modo antigo, sem previsões meteorológicas e à mercê dos elementos por todo o difícil trajeto até alcançar o Cabo Horn, daqui a um mês. O maior problema em continuar nessas condições é que os hidrofólios são muito difíceis de controlar em ventos fortes, e sem os recursos providos pelo computador ficaria muito perigoso. Minha prioridade sempre foi navegar com segurança. Diante destas condições, optei por desistir", explicou Amedeo, "Agradeço à minha equipe e patrocinadores pelo apoio até aqui. Esta é uma decisão difícil, e de difícil assimilação. Mas espero superar e voltar mais forte", completou.