Semana de Vela

Semana Internacional de Vela de Ilhabela deste ano tem: mais de uma centena de barcos e cerca de mil velejadores inscritos. Foto: Aline Bassi - Balaio de Ideias - Acervo SIVI

A ilha da

Vela

Ilhabela, no litoral paulista, prepara-se para sediar sua 49ª Semana Internacional de Vela

A encantadora Ilhabela, no litoral de São Paulo, fica ainda mais charmosa no mês de julho, quando as velas de barcos de diversas procedências vêm colorir sua paisagem, enquanto disputam animadamente as regatas da Semana Internacional de Vela, este ano em sua 49ª edição. Não há velejador profissional ou amador que desdenhe a oportunidade de medir forças com muitos dos maiores nomes do esporte no país.

Programada para o período entre os dias 23 e 30, a Semana Internacional de Vela de Ilhabela – SIVI de 2022 terá na raia, uma vez mais, vários destaques entre os cerca de mil tripulantes dos mais de uma centena de veleiros inscritos. Por exemplo, os Grael (os irmãos Lars e Torben, campeoníssimos em várias categorias da vela; Andrea, esposa de Torben e velejadora experiente; e os filhos do casal, os atletas olímpicos Marco e Martine). Os Grael já deram ao país nove medalhas olímpicas, além de títulos mundiais de vela. Eles, no entanto, velejarão em barcos separados.

Torben comandará o seu Lady Lou, um veleiro de 1969 construído nos EUA, na classe Clássicos. Andrea fará parte da tripulação só de mulheres do Rudá 1, na Bra-RGS, sob o comando de Daniela Sanchez. Os demais disputarão na categoria ORC: Marco estará a bordo do  Phoenix, de Eduardo Souza Ramos; Lars, ao lado de Clínio de Freitas — com quem conquistou a medalha de bronze olímpica na classe Tornado, em Seul 1988 —, tripulará o Argos, do comandante Jaime Cupertino. Já Martine, bicampeã olímpica na classe 49er FX (Rio 2016 e Tóquio 2020), comandará o HPE 30 Danadão.

Outros medalhistas olímpicos participarão da SIVI. Um desses astros será Robert Scheidt, bicampeão olímpico, com 13 títulos mundiais e três ouros em Pan-Americanos, que após onze anos ausente, voltará a competir em Ilhabela a bordo do classe C30 Caballo Loco. “É uma honra para a SIVI a presença do Robert", afirma Mauro Dottori, diretor de vela do Yacht Club de Ilhabela e dono do Caballo Loco.

A 49ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela será disputada por veleiros das categorias ORC, BRA-RGS, C30, HPE 25, Clássicos, Bico de Proa, Mini e Multicasco.

Mais destaques na 49ª SIVI

  • Maurício Santa Cruz, o Santinha, pentacampeão mundial e bicampeão pan-americano, a bordo do Three Musketeers (HPE 25).

  • Gabriela Nicolino, que disputou os Jogos Olímpicos de Tóquio ao lado de Samuel Albrecht na classe Nacra 17. Juntos, conquistaram medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos no Peru, em 2019. Gabriela correrá como tática e trimmer (reguladora de velas) do HPE 30 Danadão.

  • Samuel Albrecht, participante de três edições dos Jogos Olímpicos, será o tático do TP 52 Crioula 52, de Eduardo Plass.

  • André Fonseca, o “Bochecha”, que participou de três Olimpíadas e de uma regata de volta ao mundo Volvo Ocean Race. Ele estará no barco paulista Phoenix, no posto de tático.

  • O barco Minna (categoria ORC), com tripulação mista, será comandado por uma mulher, Elisa Mirow.

  • Mais uma vez, a participação argentina na SIVI reafirma o prestígio do evento. Neste ano, inscreveram-se cinco barcos do país vizinho na categoria ORC (Katara, Phoenix, Maximum, Misterio 1 e America del Sur).

  • Os troféus da 49ª SIVI serão réplicas em miniatura do veleiro Revanche, o Fast 345 que foi o primeiro barco com tripulação 100% feminina a disputar uma regata de oceano no país (a Santos–Rio, em 1984), e, posteriormente, várias Semanas de Vela.

  • Haverá uma premiação específica, chamada Super 40, para os competitivos barcos Soto 40, que correrão na categoria ORC.

  • No dia 25, segunda-feira, acontecerá a terceira edição da Regata do Amanhã, reunindo crianças e adolescentes de escolas de vela municipais dos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, a bordo de barcos participantes da SIVI, ao lado de velejadores profissionais.

Regina Hatakeyama