A estreia da Classe C30 no Circuito Rio
Foto: Aline Bassi - Balaio
Caballo Loco
primeiro campeão da C30 no circuito carioca
Na primeira participação da classe C30 no disputado Circuito Rio, o barco Caballo Loco, de Mauro Dottori dominou as regatas
Com grande desempenho, a tripulação do Caballo Loco não deu chances aos rivais, e conquistou, no 51º Circuito Rio, disputado na Baía da Guanabara, a vitória na classe C30, na primeira participação destes barcos (foram quatro, ao todo) nesta tradicional competição carioca. Comandando por Mauro Dottori, o veleiro, do litoral norte paulista teve excelente desempenho, vencendo três das cinco regatas, e, assim, não precisando correr a última, já incluída no descarte. Sem a participação do Caballo Loco, o veleiro Kaikias Via Italia, assegurou o vice-campeonato na quinta regata.
O tempo não ajudou nos dias de prova, com chuva e calmaria na maior parte do tempo — contudo, em certas horas, houve excesso de vento, que chegou a quase 30 nós. Mauro Dottori destacou as dificuldades enfrentadas no Rio de Janeiro para chegar ao título: "O primeiro dia foi desafiador. Chegamos a liderar, mas no meio da regata veio a calmaria e uma chuva forte. Ficamos molhados e com frio, enquanto a maré vazava com muitas ondas. Então, o Zeus se aproximou por terra e encontrou vento para vencer".
Entretanto, nas três regatas seguintes, o Caballo Loco foi insuperável, vencendo em sequência, mas na quarta regata, o final foi eletrizante, com o Kaikias muito próximo: "Foi emocionante", vibra Mauro Dottori, "eles encostaram e vencemos por apenas um barco!".
Agora, no final de novembro, em dois fins de semana, teremos a decisão do Campeonato Brasileiro de C30, em Ilhabela. A liderança está com o Caballo Loco. O atual campeão é o Kaikias Via Italia.
Primeiro veleiro de oceano projetado no Brasil para correr em classe, o C30 foi idealizado para regatas sem tempo corrigido. Desenhado por Horácio Carabelli para ser uma opção econômica de regata, embora tenha quilha e mastro de carbono, entre outras tecnologias integradas, o C30 tem mastro de pouco menos de 15 metros e retranca de 4,5 metros.
Resultado do Circuito Rio na Classe C30
1. Caballo Loco (Mauro Dottori) - UIC/YCI
2. Kaikias Via Italia (Eduardo Mangabeira Albernaz) - GVI
3. Zeus Team (InácioVandresen) - ICSC
4. Loyalty 06 Team (Alex L'Aviron Leal) - VDS/CNC
Este Circuito Rio contou também como o Campeonato Brasileiro da classe ORC de 2020. Leia mais sobre o evento no site da Associação Brasileira de Veleiros de Oceano.