The Ocean Race - 4ª etapa
Vitória
em casa
Por Roberto Negraes
11th Hour Racing (EUA) é o campeão da quarta etapa da regata de volta ao mundo em equipes
Com quebras de mastros, tempestades violentas e calmarias, assistimos a uma disputa acirrada até a chegada, em Newport (EUA), dos barcos classe Imoca 11th Hour Racing (EUA) e Team Malizia (Alemanha). Ao final, foi a equipe americana quem venceu, em casa (a base do 11th Hour Racing é Newport), poucos minutos à frente do concorrente alemão.
O skipper Charlie Enright comemorou com muita alegria a vitória apertada do Malana (nome oficial da embarcação da equipe 11th Hour Racing) sobre o Malizia: "Isto significa muito para nós", disse o comandante. “O timing é tudo e conseguir este resultado, justamente vindo para nossa base em Newport é incrível. Todos na equipe tiveram um papel e fizeram sua parte”.
Apesar de teoricamente prevista para ser uma etapa bem mais fácil que a anterior (a terceira e longa jornada da Cidade do Cabo a Itajaí, pelos chamados Mares do Sul, região das baixas latitudes dos Oceanos Índico e Pacífico), apenas três dos cinco veleiros participantes chegaram ao seu final.
Mastros quebrados
A primeira baixa foi justamente a do então líder, Holcim PRB (Suíça), cujo mastro subitamente cedeu e partiu-se ao meio, quando estava com 9 milhas de vantagem sobre os perseguidores mais próximos, navegando em ventos relativamente brandos e mar pouco agitado, a apenas 20 milhas da costa brasileira. O skipper, Kevin Escoffier, decidiu então seguir para o Rio de Janeiro, para reparos.
"Assim é a vida. Estamos trabalhando em busca de uma solução para alcançarmos Newport a tempo para a próxima etapa, pois mesmo com o problema, continuamos na liderança".
O segundo a parar pelo caminho foi o veleiro Guyot environnement - Team Europe (representante da União Europeia). A apenas dois dias de Newport, um pouco atrasado para os líderes 11th Hour e Malizia, o Guyot foi pego por uma forte tempestade típica do Atlântico Norte, com ventos superiores a 50 nós e um estado de mar “brutal e aterrorizante”, como definiu o veterano repórter de bordo, Amory Ross — os líderes ficaram num trecho mais brando dessa tempestade.
Troca de posições
Os dois primeiros colocados desta etapa trocaram a liderança mais de uma dúzia de vezes, com os barcos sempre no visual um do outro desde a saída da área dos doldrums até Newport. "Foi uma grande disputa", afirmou o skipper do Team Malizia nesta perna, Will Harris. "Foi uma corrida acirrada, algo de que sempre gostamos, e nos prepara bem para as próximas etapas”.
O Team Malizia chegou pouco mais de 30 minutos depois do Malana (11th Hour Racing), com as duas tripulações confraternizando e comemorando após a chegada.
Enquanto isso, o Biotherm (França), que liderou a quarta etapa durante um bom tempo desde a largada, perdeu a posição ainda no Atlântico Sul por ter sido alcançado por uma demorada calmaria, enquanto os demais avançavam com ventos favoráveis. De qualquer modo, manteve-se sempre próximo, terminando a regata 17 horas depois do vencedor 11th Hour Racing.
Na verdade, o atraso do Biotherm para os rivais era menor, mas perto de completar o percurso, mais uma vez os ventos diminuíram, até quase parar por completo, retardando sua chegada. Apesar da terceira posição, a equipe, liderada por Paul Meilhat, ficou apenas cinco pontos atrás do Team Malizia e do 11th Hour Racing Team, que estão empatados, com 18 pontos, e estes com somente um ponto de diferença do líder da corrida, o Holcim-PRB.
"A Ocean Race ainda está bastante aberta para próxima etapa rumo ao outro lado do Atlântico, pois vale pontos em dobro", lembrou otimista o skipper do Biotherm, que também sofreu danos durante a tempestade que tirou o Guyot environnement - Team Europe da regata. "Depois do nosso bom começo nesta etapa, nós teríamos apreciado poder lutar um pouco mais com os da vanguarda, mas estamos felizes e olhando para a próxima etapa", completou.
A largada da quinta etapa da The Ocean Race 2022-23 será no dia 21 de maio. Os barcos navegarão 3.500 milhas (6,5 km), rumo a Aarhus, a segunda maior cidade da Dinamarca.
No dia 14, o Guyot environnement - Team Europe informou que aportou no Canadá, de onde será transportado para a Europa. Leia um resumo do comunicado da equipe:
“Não era um momento para comemorar, mas um momento para cair de alívio nos braços um do outro. Às 12h30, hora local, no sábado, 13 de maio, o Guyot environnement – Team Europe chegou a Halifax, no Canadá – sob mastreação de fortuna.
(…) No dia 9 de maio, por volta das 2h30, o veleiro perdeu o mastro em uma forte tempestade e mar agitado, o que o forçou a abandonar a 600 milhas náuticas de Newport. Felizmente, a tripulação permaneceu ilesa e protegeu o veleiro retirando grandes partes da mastreação quebrada e algumas velas. Um dia depois, quando o tempo se acalmou, uma mastreação de fortuna pôde ser montada. A bujarrona e uma pequena parte restante da vela mestra, proporcionaram uma leve propulsão.
O vento e a correnteza, bem como o caminho mais curto para a costa, determinaram a direção do Guyot environnement – Team Europe. Foi para Halifax, no Canadá. Mas a odisséia ainda não terminou: o combustível da equipe acabou. O motor era importante para manter os instrumentos funcionando e para evitar que a velocidade de cruzeiro caísse muito. A navegação comercial foi comunicada pelo rádio e, de fato, um navio de carga interrompeu sua viagem e transferiu cerca de 150 litros de diesel para o veleiro. Assim, foi possível chegar a Halifax após quatro dias e meio, a uma velocidade de três a quatro nós.
(…) Após o içamento, seguiu-se um exame do casco e, depois, pode-se avaliar se e como será possível voltar à regata. Em qualquer caso, é necessário o transporte do veleiro em cargueiro para a Europa.”
Classificação na 4ª etapa
1. 11th Hour Racing - 5 pontos (em 17 dias, 2 horas, 26 minutos e 41 segundos)
2. Team Malizia - 4 pontos (em 17 dias, 2 horas, 58 minutos e 22 segundos)
3. Biotherm - 3 pontos (em 17 dias, 19 horas, 49 minutos e 38 segundos)
Guyot environnement- Team Europe e Holcim PRB retiraram-se, ambos com mastros quebrados.
Classificação geral após 4 etapas
1. Holcim-PRB -- 19 pontos
2. 11th Hour Racing - 18 pontos
3. Team Malizia -- 18 pontos (desempate pela classificação das séries In Port)
4. Biotherm -- 13 pontos
5. Guyot environnement- Team Europe - 2 pontos