Rolex Sydney Hobart 2020 - Versão Virtual

Meu Ondazul-BST apenas 6,7 milhas náuticas percorridas depois da largada. Faltvam 607,2 milhas!

Meu Ondazul-BST apenas 6,7 milhas náuticas percorridas depois da largada. Faltvam 607,2 milhas!

Regata Real Cancelada,

Sydney Hobart 2020 Virtual Realizada

Inscrevi meu Ondazul-BST na Sydney Hobart 2020 virtual, pois com o cancelamento inédito da versão real da tradicional regata, eu sabia que a versão virtual seria interessante

De fato, dos 41 mil inscritos no ano passado, este ano a Sydney Hobart virtual recebeu mais que o triplo, com 134 mil inscritos! E como a organização ofereceu prêmios como jaquetas pesadas de navegação e outros artigos náuticos, o interesse geral cresceu.

Como esta é uma regata oceânica curta, de pouco mais de 670 milhas e três dias, conclui que não atrapalharia minha participação da Vendée Globe. Assim, largamos no dia de Natal às 23 horas (na Austrália eram 13 horas do dia 26), de Sydney (sul da Australia) para Hobart (Tasmânia).

Regatas curtas são normalmente bastante técnicas. Um pequeno erro se torna irrecuperável quando você compete contra 135 mil velejadores, muitos extremamente competentes. E foi uma regata em que não cometi erros, minha classificação variava apenas em razão daquela personagem amada ou odiada por todos nós: a dona Sorte!

O maior desafio foi quando estávamos para entrar no estretito de Bass, a frota enfrentou ventos fortes e extremamente desencontrados. Muitos ficaram por aí (ou seja, não conseguiram contornar o problema e perderam terreno irrecuperável). Fiz muito bem esse trecho e fui ganhando posições.

Até chegarmos perto da baía de Frederick Henry (dentro da qual está a cidade de Hobart). Eu estava na 86ª posição e contava com o trecho final para conseguir um lugar entre os TOP 20 ou 30. Então, quando entrei na interface da regata pelo PC (Windows 10) nesta madrugada, tomei um grande susto. Todos os barcos virtuais navegavam nos mesmos ventos e direções - menos o meu Ondazul-BST. Para mim, apareciam condições extremamente adversas, ventos com TWS muito diferentes, era impossível acompanhar ou fazer qualquer tipo de navegação frente aos demais.

VEJAM AS IMAGENS ABAIXO:
comparativo de um barco que estava ao lado do meu, teoricamente nos mesmos ventos e direções. A diferença é grande, principalmente quando tentei navegar no mesmo TWA, dava rumos e velocidades completamente diversas.

Pensei ser um bug do game, mas se fosse, TODOS os demais não estariam navegando normalmente com as mesmas configurações de TWA e rumos (Heading). Então fechei e abri novamente o Chrome no site da VirtualRegatta. Continuou o caos. Fui ficando irritado, uma ótima regata ia se perdendo e eu não sabia o porque. Então deu uma ideia que me salvou em parte da situação.: reiniciei o computador. E quando entrei novamente no site da simulação, estava tudo normal, igual para todo mundo. Mas eu havia caído 70 posições, estava agora pela posição 150 no ranking.

O que aconteceu? Meu amigo da equipe BST (Brazilian Race Team) e saudável rival, Francisco Hopker (KikoPR BST) foi quem deu a explicação. O game parte do horário da França (CEST) e dá igualdade na interface (para os ventos) através das zonas horárias. Assim, o Windows 10, no meu caso, é quem daria à VIrtuaRegatta os dados para ventos e ãngulos corretos no horário do Brasil. Mas por algum motivo no meu computador o Windows deve ter entendido que eu estava num fuso horário de Fernando de Noronha ou de Manaus, com isso havia uma defasagem para mais ou para menos nos ventos que apareciam na minha tela, enquanto o mundo todo navegava em ventos corretos…

Foi um sufoco, passei a madrugada em claro navegando manualmente (sem o piloto automático para programar mudanças de rumos), até chegar no visual de Hobart e dar um rumo direto para a linha de chegada. Então fui dormir, eram 6:30 horas… Acordei era meio dia. E quando liguei o computador, vi que conseguira recuperar as 70 posições de quando ocorrera o “desastre” horário. Terminei com o Ondazul-BST no 83° lugar na geral, e em primeiro entre os brasileiros, com meu amigo Francisco em segundo com seu KikoPR BST. Parabéns Kiko e toda equipe BST!

Os barcos eram os Classe 40, de bom desempenho pelas suas dimensões. Ventos de 20 a 30 nós a maior parte do percursoABAIXO: classificação final geral e dos brasileiros, a do Ondazul-BST e o trecho mais difícil, com ventos caóticos e fortes ainda per…

Os barcos eram os Classe 40, de bom desempenho pelas suas dimensões. Ventos de 20 a 30 nós a maior parte do percurso

ABAIXO: classificação final geral e dos brasileiros, a do Ondazul-BST e o trecho mais difícil, com ventos caóticos e fortes ainda perto de Sydney, Austrália.