Pódio Imoca na TJV

A vez dos

monocascos

Chegada do Linked Out, vencedor da Transat Jacques Vabre 2021 na classe Imoca

Por Roberto Negraes

A classe Imoca define primeiros colocados na Transat Jacques Vabre

Os líderes de mais uma classe da regata Transat Jacques Vabre, os monocascos Imoca, já têm o pódio formado, com a chegada em Fort-de-France (Martinica) do Linked Out (em 25/11), do Apivia (26/11) e do Charal (27/11).

O veleiro Linked Out, de Thomas Ruyant e Morgan Lagravière, foi o merecido vencedor da classe, liderando 72% do percurso, mas trocando a liderança por algumas vezes com os também favoritos Apivia e Charal. Foi o primeiro a chegar em Fort-de-France, no dia 25 de novembro às 14h48min, completando o percurso em 18 dias, 1 hora e 21 minutos.

A distância teórica de 5.800 milhas marítimas tornou-se, na prática, muito maior na busca por melhores ventos: o francês Linked Out percorreu 6.691,30 milhas, com velocidade média de 15,44 nós. Thomas Ruyant comemorou com grande entusiasmo a conquista, depois da decepção sofrida na última Vendée Globe, quando teve um dos hidrofólios quebrado no momento em que disputava a liderança com o Apivia (de Charlie Dalin), perdendo a chance de chegar ao pódio naquele evento.

Desta vez, na Transat Jacques Vabre, o Linked Out, sem sofrer danos, disputou um novo duelo com o também francês Apivia de Charlie Dalin e Paul Meilhat, este terminando 20 horas depois do rival (chegou no dia 26/11, às 11 horas.

Os tripulantes de outro barco francês, o Charal, de Jérémie Beyou e Christopher Pratt, igualmente comemoraram muito ao completarem o pódio na noite do dia 27/11 às 4h26m). Como se sabe, também durante a Vendée Globe, o Charal sofreu um grande dano ao se chocar com um ófni (objeto flutuante não identificado), logo no início, sendo obrigado a retornar ao porto para reparos e relargando dias mais tarde, sem quaisquer chances naquele evento.

Nesta Transat Jacques Vabre, os Imoca começaram com a liderança, por cinco dias, do Apivia, que depois foi ultrapassado pelo Linked Out e pelo Charal. Os três se destacaram dos demais e trocaram de posições várias vezes, numa disputa emocionante, decidida somente depois da passagem pelo arquipélago brasileiro de Fernando de Noronha.

Estão para chegar nos próximos dias os demais Imoca participantes da Transat Jacques Vabre, com um grande duelo também pela quarta posição, entre o barco francês Arkéa Paprec, de Sébastien Simon e Yann Elies, e o anglo-francês Initiatives Cœur, comandado por Samantha Davies e Nico Lunven.

Finalmente, o Sodebo Ultim 3 (maxitrimarã), que sofreu avarias durante a regata, está se aproximando da ilha da Martinica, para fechar a chegada dos trimarãs da classe Ultime (100 pés). Entre os Imoca, alguns devem chegar nos próximos dias. Dois Imoca tiveram os mastros quebrados e abandonaram: o francês Bureau Vallée (quando estava em segundo lugar) e o americano Alaka’i, também um dos mais bem cotados.

Os veleiros da Classe 40 estão já se aproximando da ilha da Martinica, sempre com o barco franco-espanhol Redman (Antoine Carpentier e Pablo Santurde Del Arco) na liderança a maior parte da regata (atualmente, a 587 milhas marítimas da Martinica).