Higienizadores para barcos
Cuidado dobrado
contra a covid-19
Nautispecial lança linha álcool 70% para limpeza total de embarcações
Em tempos de covid-19, alguns cuidados tornam-se fundamentais para a correta higienização da embarcação. Para isto, a Nautispecial, maior empresa brasileira especializada em produtos de limpeza e conservação de barcos de lazer, desenvolveu uma nova linha de limpadores de superfície, o Limpador Perfumado e o Álcool 70 (ambos produzidos com álcool 70%, o mais indicado pelos infectologistas para a eliminação do vírus Sars-CoV-2, causador da covid-19), oferecido em garrafão de 5 litros, pulverizador de 500 ml e spray de 300 ml.
Esses produtos usam álcool natural, produzido a partir de plantas, sem petroquímicos e totalmente ecológico. Ideal, portanto, para uso no barco, onde deve ser aplicado em puxadores, guarda-mancebo, cunhos, maçanetas, vidros, espelhos e nas superfícies de fibra, com a vantagem de não agredir a pele das mãos nem deixar as superfícies esbranquiçadas. Para a limpeza do dia a dia, as embalagens menores são mais indicadas, até por questão de segurança, porque álcool, todos sabem, é bastante inflamável. Também por isto, deve ser mantido em local seguro, fresco e longe de fogões e motores.
Veja, a seguir, os cuidados recomendados pela Nautispecial para a desinfecção das superfícies a bordo.
Como higienizar corretamente seu barco
Desinfectar toda a superfície do barco, usando panos de microfibra e Limpador Perfumado (desenvolvido para a limpeza profunda), lembrando que a durabilidade do perfume varia entre 12 e 24 horas.
Desinfectar toda a bagagem que será colocada a bordo, incluindo os calçados, com Álcool 70 (produto balanceado para não atacar as mãos nem acrílico, policarbonato e telas dos equipamentos eletrônicos). Frutas, legumes e verduras devem ser desinfectadas com uma solução composta por um litro de água e uma colher (de sopa) de vinagre.
Higienizar as mãos de todos os tripulantes e passageiros com álcool em gel imediatamente antes de subirem a bordo.
Usar máscaras o tempo todo a bordo e ter um estoque de reserva igual à capacidade de transporte de pessoas do barco.
Higienizar, três vezes ao dia, os pontos que as pessoas mais tocam a bordo, como pegadores, escadas, timão, manetes do acelerador, interruptores e instrumentos eletrônicos com Álcool 70. O tripulante ou pessoa responsável pela limpeza deve usar luvas para fazer esta desinfecção.
Deixar frascos de álcool em gel espalhados em pontos estratégicos do barco.
Cada pessoa deve ter sua própria toalha de rosto/mão, evitando o uso compartilhado.
Não permitir que enxuguem as mãos no pano de prato, que deve ser reservado para secar as louças, panelas e talheres.
Lavar imediatamente copos, talheres e pratos com água e sabão após cada uso.
Redobrar o cuidado na limpeza do banheiro. Antes de sair com o barco, o tripulante ou pessoa responsável pela limpeza deverá higienizar o local com Limpador Perfumado e, sempre que o banheiro for usado, fazer a desinfecção com Álcool 70, incluindo a lixeira.
Jamais usar o ar-condicionado em ambientes totalmente fechados. Em dias quentes, mesmo com o ar-condicionado ligado, todo ambiente precisa ser ventilado por meio de portas, vigias e gaiutas.
Assista à nossa live sobre higienização de barco, com Marcelo Huertas, dono da Nautispecial, no Instagram @minutonautico .