Vitrine americana
Azimut e suas estrelas
da Itália para a América
A marca italiana Azimut apresentou dez iates e superiates no recente salão náutico de Fort Lauderdale, nos EUA, e um deles já é produzido no Brasil
Neste ano completamente atípico, em que a pandemia de covid-19 abalou os mercados mundiais, a indústria náutica, ao menos, não tem do que reclamar. As vendas vêm superando extraordinariamente as melhores expectativas. Afinal, qual melhor lugar para manter o distanciamento social que a bordo de um barco, navegando ou fundeando na costa ou em águas interiores?
Quem pode, está trocando as viagens aéreas e a residência em terra por um barco. Se for beeeem grande, melhor ainda. Talvez por isso, a italiana Azimut Yachts levou nada menos que dez modelos de iates e superiates para apresentá-los no salão náutico internacional de Fort Lauderdale, na Flórida, realizado entre os dias 28 de outubro e 1º de novembro.
A principal atração foi o Magellano 25 Metri, o mais novo modelo do estaleiro, que tem filial em Santa Catarina, onde já é produzida outra estrela da marca, o iate Azimut 27 Metri, da linha Grande, também exibido em Fort Lauderdale.
Recém-lançado na Europa, o Magellano 25 Metri ganhou até um curta-metragem de estreia, Open Your Eyes, dirigido por Gabriele Muccino (de À Procura da Felicidade). É muito luxo, não é mesmo?
Como é o Magellano 25 Metri
Comprimento total: 25,22 m (82 pés)
Boca: 6,35 m
Calado: 1,9 m
Deslocamento aproximado (com carga total): 85,8 t
Combustível: 8.000 litros
Água: 1.500 litros
Motorização: 2 x Man V12 de 1.400 hp ou 1.550 hp
Velocidade máxima (carga de prova): 24-25 nós
Velocidade de cruzeiro (carga de prova): 18-22 nós
Camarotes: 4 + 2 (tripulação)
Material de construção: fibra de carbono e fibra de vidro
Exterior: Ken Freivokh
Interior: De Cotiis Architects
Projeto do casco: P.L. Ausonio Naval Architecture / Azimut
Como é o Azimut Grande 27 Metri
Comprimento total: 26,78 m (87 pés)
Comprimento do casco (com plataforma de banho): 23,95 m (78 pés)
Boca: 6,59 m
Calado: 1,93 m
Deslocamento (com carga total): 93 t
Combustível: 9.500 litros
Água: 2.000 litros
Motorização: 2 x Man R V12 de 1.900 hp
Velocidade máxima (carga de prova): 28 nós
Velocidade de cruzeiro (carga de prova): 24 nós
Camarotes: 4 + 2 (tripulação)
Material de construção: fibra de carbono e fibra de vidro
Exterior: Stefano Righini
Interior: Achille Salvagni Architetti
Projeto do casco: P.L. Ausonio Naval Architecture / Azimut