Samoa 34 Mark II

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Samoa 34

em nova versão

Redesenhado, o bem sucedido Samoa 34, projeto da B&G Yacht Design, terá mais velocidade, estabilidade e conforto

  Roberto Barros, o “Cabinho”, referência entre os velejadores-construtores de veleiros de cruzeiro há décadas, mudou-se do Rio de Janeiro para a Austrália, mas continua com o seu escritório de projetos, o B&G Yacht Design — hoje sediado na cidade de Perth e tocado com competência pelo engenheiro naval Luís Gouveia, seu genro — vai de vento em popa.

  No site da empresa são oferecidos mais de 50 projetos em estoque não só de veleiros, mas também de lanchas e trawlers de diversos tamanhos para variados métodos construtivos, em madeira, fibra e alumínio, para fabricação por conta do proprietário, que pode realizar o trabalho com as próprias mãos ou contratar um estaleiro, com a liberdade de laminar e montar o barco como quiser, além de adaptar os gastos à renda disponível.

  Um dos mais novos modelos B&G é o Samoa 34 Mark II, uma versão de um dos muitos sucessos do escritório, para construção no sistema strip-planking e já está em construção em dois estaleiros paulistas, o Bonadio & Marotta, em Ubatuba, e o Flab, em Campinas.

Casco do Samoa 34 Mark II em construção no estaleiro Bonadio & Marotta

Casco do Samoa 34 Mark II em construção no estaleiro Bonadio & Marotta

  Relativamente grande, mas fácil de ser conduzido, nesta nova versão, o Samoa 34 ganhou superestrutura maior, que passa do mastro. Luis Gouveia, que assina o projeto, explica: “A principal mudança está no casco, que foi alterado para ter um estilo mais atual. A proa ficou mais vertical, a boca na popa aumentou, ganhou um chine na lateral e o costado também está mais vertical. Vai ganhar em velocidade, estabilidade e conforto interno”.

  Além disso, há duas versões para o convés: a original, com a superestrutura a ré do mastro; e a nova, com a superestrutura avançando para a frente do mastro, para aumentar o pé-direito na proa.

  Segundo Gouveia, o casco continua sendo de strip planking, mas com uma camada de laminação interna, como um sanduíche. “Uma vantagem deste método é que o cliente ou construtor pode optar por substituir o strip de madeira por espuma de PVC sem precisar fazer grandes alterações nas plantas. Basicamente, só seria necessário enviar para o cliente uma receita de laminação com a espuma de PVC”, comenta o projetista.

Saiba mais sobre construção em strip-planking: http://www.yachtdesign.com.br/portugues/artigos.php

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Especificações técnicas do Samoa 34 Mark II

Comprimento total: 10,40 m

Comprimento na linha d’água: 9,52 m

Boca: 3,40 m

Calado: 1,54 m

Deslocamento: 5.680 kg

Lastro: 2.000 kg

Altura do mastro: 13,83 m

Área vélica: 62,97 m²