AG 48

Nasce a AG Catamarans

E Seu primeiro modelo é um moderno 48 pés

O projeto do AG 48, barco de estreia do estaleiro, é do argentino Alejando Bottini, profissional muito conceituado no mercado de veleiros

O projeto do AG 48, barco de estreia do estaleiro, é do argentino Alejando Bottini, profissional muito conceituado no mercado de veleiros

Por Marcio Dottori

Sediada no Guarujá, a AG Catamarans iniciou suas atividades neste semestre, com foco nos multicascos a vela de alto luxo

  Amilton Gutierrez Coelho, 64 anos, é um dos construtores de barcos de lazer mais experientes do Brasil. Sua experiência vem desde 1983, laminando os veleiros Norway 36. Depois, trabalhou em vários estaleiros (construindo, por exemplo, as lanchas Commander 36 e BRM 31, e os catamarãs a motor da Brasil Cat), fundou o estaleiro Aguz Marine, construiu vários barcos escola no estaleiro baiano B3 e ainda fundou o estaleiro Okean, fabricante de luxuosos trawlers de até 80 pés, onde ficou até 2018, pensando já na aposentadoria.

  Porém, menos de dois anos longe do cheiro do monômero de estireno (aquele componente de cheiro penetrante utilizado na laminação de cascos), motivado pelo pedido de um amigo e para sorte de todos que amam barcos, Amilton voltou à ativa, exatamente como começou, fabricando veleiros. Desta vez, requintados catamarãs de 48 pés.

  Assessorado por Alejandro Bottino, conceituado projetista de veleiros argentino, que participou de projetos de mais de 100 pés do estaleiro Wally e foi sócio do escritório Soto Acebal, o AG Catamarans escolheu o balneário paulista do Guarujá para laminar seu primeiro produto, o AG 48. Muito moderno no estilo, o barco tem lançamento de proa negativo (para proporcionar maior linha d’água e, consequentemente, maior velocidade) e janelas verticais da superestrutura (para aumentar o espaço no salão e evitar o incômodo dos raios de sol invadindo a cabine).

  Oferecido com três ou quatro camarotes, o AG 48 pode, opcionalmente, ter flybridge, ganhando com isso mais 6,8 m² de área vélica, bom para quem deseja maior performance. Já os motores são dois Volvo Penta, a diesel, de 51 hp cada um. Completo para navegar este catamarã deve custar algo em torno de R$ 3,8 milhões, e a primeira unidade deve ir para a água no primeiro quadrimestre de 2022. Além deste veleiro, o estaleiro planeja o lançamento de outro, de 40 pés, também catamarã. Para saber mais, consulte www.agcatamarans.com, e-mail contato@agcatamarans.com.