Linha Sea Doo 2022
Driblando a crise
Por Marcio Dottori
A despeito das dificuldades devido à pandemia de Covid-19, a Sea Doo trouxe novos jets para 2022
A Sea Doo, pertencente ao grupo canadense BRP (que engloba os veículos quadriciclos Can-Am e os motores Rotax, entre outros produtos menos conhecidos no Brasil), tem forte presença no mercado de jets nacional. Além de ser a fabricante das motos aquáticas mais vendidas no Brasil, a Sea Doo foi, em 2021, a que mais vendeu barcos a motor no país — sim, jets são barcos! No ano passado, a marca teve 6.500 jets comercializados por aqui, superando os números conseguidos pelos produtores de barcos de alumínio e de infláveis, normalmente os campeões de vendas de embarcações motorizadas.
Para 2022, apesar da falta de componentes e de mão de obra devido à pandemia de Covid-19, a Sea Doo trouxe novidades. A principal é o jet FishPro Scout 130, projetado para pesca esportiva. A marca já oferecia o modelo FishPro Sport 170 neste segmento. A principal diferença entre os dois FishPro está no peso e no preço. O Scout 130 usa a plataforma da linha GTI, é mais leve e, também, tem preço menor: R$ 115 mil, contra R$ 139 mil do Sport 170 (preços de lançamento em dezembro 2021).
O motor do FishPro Scout 130 é o Rotax três cilindros de 130 hp, conhecido pelo bom desempenho e economia, e já vem com o novo sistema iDF de bombeamento de detritos na propulsão lançado em 2021 para alguns jets da marca.
Disponível nas cores branca e azul, o FishPro Scout 130 vem bem equipado para a pesca individual: gps e sonda com visor de 6 polegadas, caixa térmica de 51 litros, três suportes para varas de pesca e paiol para as tralhas de pesca. Também pode receber os acessórios do sistema LinQ Sea Doo, o que significa a possibilidade de trocar a caixa térmica por um reservatório de combustível ou por um mastro para rebocar esquiador.
Outra novidade na linha 2022 da Sea Doo é o painel colorido de alta resolução de 7,8 polegadas, que possibilita controlar as funções do sistema de som de bordo (disponível nos modelos Wake Pro 230, RXP-X 300, RXT-X 300 e GTX 300 Limited).
Tem ainda o sistema iDF, que inverte o sentido do fluxo da água na bomba da moto aquática para tirar eventuais detritos, compatível com o FishPro Scout 130 e outros jets da marca, incluindo os modelos FishPro Sport 170 e GTX Limited.
Por fim, na linha de acessórios LinQ, foi introduzido o rack MultiCargo LinQ suporte que, fixado na popa do jet, permite acoplar três acessórios LinQ em vez de apenas um, aumentando assim o volume de carga da moto aquática.