Isso sim é um inflável de luxo
Um grande inflável com cabine
Por Marcio Dottori
Com 37 pés de comprimento, o Flex 1100 Cabin, maior barco da Flexboat, é também o maior inflável cabinado do Brasil
Faz tempo que os barcos infláveis deixaram de ser sinônimo de simples barcos de apoio de embarcações maiores. Ao longo dos últimos 30 anos, foram crescendo em tamanho, trocaram quase de vez o casco de fundo flexível pelo rígido de fibra de vidro, ganharam motores cada vez mais potentes, chegando mesmo a passar as lanchas em preço, até que, finalmente, ganharam uma cabine.
Isso mesmo: o novíssimo Flex 1100 Cabin, da paulista Flexboat (a maior fabricante de infláveis do país), com 11,28 m de comprimento, tem uma elegante cabine central com um posto de comando de bom tamanho, dois sofás, cozinha compacta e banheiro. Não há camas, mas o piloto e pelo menos mais quatro pessoas passeiam confortavelmente e em qualquer tempo, porque o Flex 1100 pode ser entregue com gerador e ar-condicionado.
O Flex 1100 não oferece acomodações para pernoite porque nesse projeto a Flexboat não abriu mão de um dos itens que um barco inflável tem de melhor, que é a facilidade de embarque por qualquer parte do barco e a circulação fácil no cockpit ao redor do posto de comando. A agilidade e o prazer de pilotar em águas calmas ou não ̶̶ características dos bons infláveis de casco rígido ̶̶ também foram levados muito em conta pelo projetista, Roberto Holzhacker, e a equipe técnica da Flexboat, que desenhou o fundo do casco do SR-1000, do qual o Flex 1100 Cabin é derivado.
Usando dois motores de popa Mercury Verado de 400 hp cada (o Flex 1100 Cabin pode levar três!), este sofisticado inflável acelera rápido e chega a 46,7 nós (86,4 km/h) com metade de sua capacidade de transporte e pode manter uma velocidade de cruzeiro de 27 nós (50 km/h) por mais de cinco horas.
Mas o Flex 1100 Cabin deve ser analisado não apenas pela performance, linhas agradáveis e conforto da pilotagem. O acabamento nesse barco também é um ponto alto, com madeira teca na plataforma de popa e no cockpit, e tecido dos sofás da cabine idênticos aos das lanchas de luxo. O alto nível continua com o módulo gourmet na praça de popa, onde há um sofá em L de cinco lugares, e com as duas espreguiçadeiras com acionamento elétrico na proa. Porta pantográfica na entrada da cabine, mesmo sistema utilizado nos automóveis sedãs mais caros, e até um sensor que indica que a escada de popa está na água revelam o grau de requinte da nau capitânia da Flexboat.
Contudo, um inflável desta categoria, com tubulões flexíveis com 11 câmaras independentes confeccionados com os melhores tecidos hypalon do mundo, com 800 hp na popa e acabamento jamais visto em um barco deste tipo ̶ incluindo até mesmo uma placa personalizada com o nome do proprietário ̶ tem preço igualmente diferenciado: a partir de R$ 1,7 milhão. Sim, é um barco caro, comparado às lanchas cabinadas desse porte. No entanto, nenhum barco de 37 pés no Brasil é tão exclusivo quanto o Flex 1100 Cabin.
Confira o vídeo do lançamento do Flex 1100 Cabin na água: