Focker 242 GTO

Fotos: Marcio Dottori

Fotos: Marcio Dottori

Centro-rabeta ou popa? Tanto faz...

Uma pequena lancha com dois tipos de motorização

 

A Focker 242 GTO, nova lancha do segmento de cascos de 24 pés da Fibrafort, é bonita, mas seu principal atrativo é a versatilidade da motorização e, portanto, de uso também. Isso porque, sem mudar o seu arranjo, pode receber tanto um motor de centro-rabeta quanto até dois de popa. Como os projetistas do estaleiro conseguiram tal proeza sem alterar nadinha no convés à ré?  Simplesmente bolaram um cavalete que, no caso da motorização de popa, é preso exatamente no local onde a rabeta é fixada.

Parece simples, mas instalar um cavalete para motorização de popa no lugar de um para centro-rabeta nem sempre dá certo, porque isso geralmente complica a arrancada da lancha e, muitas vezes, a estabilidade também. Para evitar essas consequências indesejadas, o estaleiro construiu um cavalete com a parte inferior alinhada ao fundo do casco, funcionando como uma espécie de flape, mas bem grande. Assim, com a lancha em movimento, o cavalete dá mais sustentação à popa, proporcionando uma navegação estável. Detalhe: neste cavalete é possível montar até dois motores de popa de 115 hp cada (ou um entre 200 e 250 hp), recurso raro em barcos pequenos.

O layout da Focker 242 privilegia o espaço para locomoção no cockpit sem abrir mão do conforto e do bom acabamento característicos do seu fabricante — um dos maiores estaleiros do país em quantidade de lanchas construídas: 15 mil barcos, em 20 anos de existência. Além das opções de motorização, outros destaques desta nova lancha são o banco tipo espreguiçadeira (chaise longue) a bombordo, ao lado do posto de pilotagem, e o sofá na popa, que pode ser utilizado tanto no cockpit quanto na popa junto à plataforma, com a lancha parada. Para ver a ficha técnica e a relação dos equipamentos de série e opcionais, consulte o site www.fibrafort.com.br.

Marcio Dottori