Explora 90
A estreia da Inace
no fabuloso mercado dos superiates
Atento às novas tendências e oportunidades do mercado de luxo, o estaleiro cearense Inace cria uma divisão de superiates e o primeiro desses novos barcos, o Explora 90, já está a caminho
Já bem conhecido na construção de grandes embarcações para uso militar e civil de trabalho e lazer, entre os quais se destacam alguns grandes trawlers fabricados para clientes de dentro e de fora do Brasil, o estaleiro Inace – Indústria Naval do Ceará decidiu investir no ultraexigente segmento dos superiates.
Com o claro objetivo de conquistar clientes internacionais que além de tamanho e modernidade buscam altíssima qualidade de construção e de acabamento, a empresa lançou uma divisão dedicada exclusivamente à produção de superiates amparada por projetistas de renome mundial: o brasileiro Fernando de Almeida e os escritórios italianos Hydro Tec, Hot Lab e Guida Design, todos com trabalhos para marcas icônicas em seus portfólios, tais como Wally, Cantiere delle Marche, Baglietto, Heesen e Oceanco.
Assim nasceram os projetos inaugurais, distribuídos nas séries Explora e Aventura. O primeiro a ir para a água, já no início do próximo ano, será o Explora 90, assinado por Fernando de Almeida, autor também dos modelos Explora 115 e 131, e Aventura 100. Com proa reta e janelas grandes, o Explora 90 tem aparência contemporânea e bastante distinta dos iates produzidos anteriormente no estaleiro, que seguiam um estilo mais clássico, muito baseado nos tradicionais trawlers.
O diretor da Inace Superyachts, Flávio Constantino, mostra-se animado com a possibilidade de competir com os concorrentes internacionais podendo oferecer projetos semelhantes a melhores preços por conta da mão de obra, qualificada na construção de barcos, porém bem menos custosa que na Itália ou Holanda, países que produzem grande parte dos superiates para o mundo todo. Essa é uma estratégia que tem sido utilizada com sucesso por estaleiros asiáticos. “Agora, a Inace Superyachts está aproveitando sua experiência na construção de embarcações confiáveis, navegáveis e de longo alcance para oferecer a próxima geração de iates de luxo, desenvolvidos em colaboração com empresas de design internacional de classe mundial e arquitetos navais para atender às necessidades e desejos dos dias de hoje; especificamente, áreas habitáveis maiores e cascos mais eficientes”, disse o executivo.
Fundada em 1968, a Inace já construiu mais de 660 barcos, dos quais 45 foram para uso particular de lazer em viagens de longo curso, para clientes estrangeiros. No entanto, embora confortáveis para morar a bordo, eram trawlers menores, sem o elevado nível de acabamento de um superiate. A solução será mandar fabricar os interiores fora do Brasil, para serem enviados em módulos para o estaleiro instalar aqui, como fazem outros construtores.
O Explora 90 Waikiki, programado para ser entregue em fevereiro, será o primeiro da nova linha Inace a ir para a água. Na verdade, além deste, há um segundo Explora 90 em construção, “estes dois são para clientes do Rio e de São Paulo”, revela Carlos Brito, corretor da Yacht Collection, revendedora exclusiva da Inace no Brasil e EUA.
E como serão estes primeiros superiates? Confira as imagens do projeto, lembrando que em barcos desta categoria há uma boa margem para adaptar os interiores às preferências do cliente.
Veja mais sobre os outros modelos de superiates Inace no site http://www.inace.com.br/
Inace Explora 90
Comprimento total: 27,40 m (90 pés)
Comprimento na linha d’água: 27,40 m (90 pés)
Boca máxima: 7,15 m
Materiais: aço / alumínio
Calado carregado: 2,20 m
Motorização: 2 x 800 hp
Velocidade máxima: 13 nós
Velocidade de cruzeiro: 11 nós
Autonomia a 11 nós: 3.000 milhas (5.556 km)
Combustível: 35.000 litros
Capacidade de água: 15.000 litros
Águas negras / cinza: 1.000 / 1.000 litros
Pessoas / camarotes: 10 / 5
Tripulantes / camarotes: 3 / 2
Área útil: 400 m²
Projeto: Fernando de Almeida Yacht Design / Inace
Projeto naval: HydroTec / INACE
Classificação: RINA (Registro Italiano Navale)