Brasileiros em Miami

Duas novas lanchas HT fabricadas no Brasil visando o mercado internacional. Fotos: Divulgação

Schaefer V44

Okean 57

As novidades de dois grandes estaleiros brasileiros no Miami Boat Show

Evento já habitual para clientes oriundos do Brasil interessados em conhecer as principais novidades do mercado náutico internacional, o Miami Boat Show tem sido uma vitrine também para alguns dos grandes construtores de barcos do país, como o Schaefer Yachts e o Okean Yachts, ambos com fábricas sediadas em Santa Catarina.

Na edição 2023, os visitantes do salão na Flórida, que termina no próximo domingo (19/2), conhecerão em primeira mão a Schaefer V44 e a Okean 57, dois modelos de lanchas HT.

A nova HT da Schaefer

Com 13,61 m de comprimento e 4,17 m de boca, a Schaefer V44 é o segundo modelo da linha, iniciada com o modelo V33, desenhada de olho nos mercados americano e europeu. Admitindo motorização de centro-rabeta ou de popa, a lancha é de comando central (é uma walk around, que possibilita a circulação das pessoas ao redor do posto de pilotagem), tendo no convés principal o cockpit e o beach club posicionados num único nível e com balcões hidráulicos que, abertos, aumentam a área útil na popa durante os fundeios. Isso sem contar a plataforma de popa submergível, que ao subir chega à altura do convés, compondo um deque muito amplo.

A cabine oferece camarote para duas pessoas à meia-nau e um sofá onde se pode deitar uma criança ou um casal, já que sua configuração permite conversão para uma cama grande. Cozinha compacta e banheiro completam o ambiente.

Além da V44, o estaleiro está expondo no Miami International Boat Show os seus modelos Schaefer V33, Schaefer 400, Schaefer 450, Schaefer 510 GT Pininfarina e Schaefer 660.

Okean 57

O lançamento da Okean Yachts é o primeiro modelo de comando único da linha dessa fabricante focada na exportação — composta, até aqui, por um barco de 52 pés e outro de 80 pés, ambos com flybridge.

Com preço em torno de R$ 9 milhões, a Okean 57 tem mais de 17 metros de comprimento e 4,77 m de boca, que chega a 6,60 m na popa com as laterais abertas, formando balcões. A plataforma de popa é hidráulica.

A despeito do seu tamanho, a vocação deste barco são os passeios diurnos. No espaçoso convés, com circulação desimpedida, há solários e sofás grandes na proa e na popa, módulo de cozinha com churrasqueira e mesa para refeições.

A cabine pode ser configurada conforme o gosto e necessidades do cliente — por exemplo, com sala, dois banheiros e dois camarotes, com o de proa sendo uma suíte máster. As opções de motorização (sempre dois diesel) são: Volvo IPS 800 de 600 hp cada um; Volvo IPS950 de 725 hp cada um; ou Man I6 com V-drive de 800 hp cada um.