Velas Latinoamerica 2022

Os barcos que participam do Velas Latinoamerica 2022 e que poderão ser visitados no Rio de Janeiro. O lindo Cisne Branco, da Marinha do Brasil, será um deles. Fotos: Reprodução

Tradição naval

em desfile

Veleiros dos maiores e mais belos poderão ser vistos no cais após desfilarem na orla do Rio

O Rio de Janeiro receberá, durante a próxima semana, alguns dos mais impressionantes veleiros do mundo — entre os quais, o Cisne Branco, da Marinha do Brasil. Pertencentes a marinhas nacionais da América Latina, os barcos desfilarão no próximo dia 13 de fevereiro, a partir das 8 h, em frente às praias da Barra da Tijuca, São Conrado, Leblon, Ipanema, Copacabana e entrarão no Canal de Cotunduba, seguindo pelas praias de Fora e Flamengo, Escola Naval e Praça XV de Novembro, até o Museu do Amanhã. Assim começará o evento Velas Latinoamerica 2022.

Após essa apresentação, os barcos ficarão atracados no Píer Mauá, onde poderão ser vistos no período entre 14 e 19 de fevereiro pelo público em geral, que deverá inscrever-se, em dia e horário específicos, no site https://www.even3.com.br/velaslatinoamerica2022/.

Criado para fortalecer os laços de amizade entre os países e divulgar sua cultura nos portos de escala, o Velas Latinoamerica é realizado de quatro em quatro anos, desde 2010, com a participação de grandes veleiros das Marinhas Amigas.

Neste ano, a organização do evento coube ao Brasil, no âmbito das comemorações pelo Bicentenário da Independência, e o Rio de Janeiro será o ponto de partida, no dia 20, após mais um desfile naval. O inicio está previsto para as 7 h, no Porto do Rio de Janeiro, seguindo para o Museu do Amanhã (o ponto de partida) e Praia do Leblon. De lá, a flotilha empreenderá viagem até o México, onde o Velas Latinoamerica 2022 se encerrará, na cidade de Veracruz, no dia 28 de junho, após passar por outros nove países: Uruguai, Argentina, Chile, Peru, Equador, Panamá, Colômbia, República Dominicana e Curaçao (confira no mapa).

Será permitido acompanhar os desfiles do Velas Latinoamerica embarcado?

Em nota, o comando do 1º Distrito Naval informou:

Com objetivo de garantir a segurança da navegação e a salvaguarda da vida humana no mar, os navios participantes do ‘Velas Latinoamerica 2022’ serão escoltados, não sendo permitida a aproximação de terceiros e/ou embarcações não envolvidas no evento.

Dessa forma, as embarcações que desejarem acompanhar os desfiles ao largo poderão fazê-lo, mantendo distância segura, observando as regras de navegação, não estando permitida a navegação entre os veleiros, entre os meios de escolta, bem como cruzar a proa do comboio/desfile naval”.