Rali a vela no Amazonas
BRally leva
veleiros pelo Rio Amazonas!
Por Roberto Negraes
Projeto internacional de viagem e aventura em flotilha terá início neste ano, na Amazônia
Já imaginou explorar o mítico Rio Amazonas, conhecer a majestosa floresta no entorno e a cultura ribeirinha, navegando com seu próprio veleiro (ou de um outro participante) durante 20 dias, num percurso de 500 milhas pelas águas do Pará?
Isto é que oferece o BRally Amazon, um evento diferente e único para velejadores do Brasil e de outros países. O convívio e a troca de experiências em nível internacional, sem dúvida fará a diferença para tornar as noites nos pontos altos do roteiro em festas de confraternização. A navegação só ocorrerá durante o dia e os pernoites serão realizados em pontos preparados para receber os velejadores com atividades, comidas, danças e outras distrações locais.
O começo de tudo
O idealizador do BRally, o comandante Silvio Ramos (veleiro Matajusi), conta que ao retornar de sua viagem de volta ao mundo, em 2012, surgiu a vontade de trazer velejadores estrangeiros para o Brasil. Estranhando a escassez de visitantes ao país, a despeito do vasto litoral e incontáveis belezas naturais, Silvio foi pesquisar a razão disso. Os dois principais motivos para a baixa popularidade das nossas águas junto aos navegadores internacionais foram a pirataria — que ganhou fama com a repercussão do assassinato do lendário velejador neozelandês Peter Blake na Amazônia, além de outros casos — e a dificuldade com o idioma. “Imagine um estrangeiro desembarcando, pegando um táxi e, sem falar uma palavra de português, tentando ir à Capitania, à Receita e à Polícia Federal, para obter documentos, seguir prazos...”, comenta Silvio.
De qualquer modo, o comandante brasileiro conseguiu, durante sua viagem de circum-navegação, convencer vários cruzeiristas estrangeiros que valia a pena vir ao Brasil, e acabou retornando com uma pequena flotilha de várias bandeiras. “Agora, com o BRallly Amazon, a intenção é incluir o Brasil definitivamente na rota dos circum-navegadores”, diz Silvio. “Nosso objetivo é criar vários eventos na costa brasileira, os quais, se forem organizados em épocas corretas, poderão levar a uma série de visitas e cruzeiros, com um evento seguido imediatamente de outro”.
Um exemplo de eventos em sequência pode ser o BRallyAmazon, a partir da conclusão da Refeno (regata Recife–Fernando de Noronha), com os barcos aproveitando o posicionamento e época do ano em Fernando de Noronha para cruzarem até o delta do Amazonas.
Detalhes do BRally Amazon
O BRally Amazon será um evento exclusivo para dez a trinta barcos, assistidos por segurança privada, mecânico, equipe médica e logística. Além disso, a equipe do BRally Amazon estará à disposição para auxiliar os participantes durante o ingresso no Brasil, na obtenção de peças de reposição e consertos ou na indicação de fornecedores.
Roteiro
A aventura começa no dia 27 de outubro próximo, na Foz do Amazonas, na Ilha do Marajó, no Pará, a maior ilha do Brasil, onde entre os anos 300 e 1.300 floresceu a cultura ancestral conhecida como marajoara. Os participantes do BRally Amazon serão recebidos na cidade de Soure com um jantar festivo de boas-vindas. Nesta região de entrada do Rio Amazonas, são abundantes os campos inundáveis e manguezais em trechos de floresta.
Do Marajó, o grupo segue até Belém e, depois, navegará pelo Golfo do Marajó até o Estreito de Breves, um complexo sistema de canais onde se encontra boa parte das cerca de 2.500 ilhas que formam o Arquipélago do Marajó. Neste trecho, estão previstas visitas aos moradores ribeirinhos.
O rali continua em direção a Gurupá, depois Almeirim, Prainha e Monte Alegre, local conhecido por suas cavernas e pinturas rupestres pré-históricas, com cerca de 11.200 anos. O final é em Alter do Chão (Santarém), às margens do Rio Tapajós, região considerada “O Caribe da Amazônia”.
Os barcos deverão se encontrar em Soure (Ilha do Marajó), até o dia 27 de outubro de 2021, data da largada. A chegada a Alter do Chão é prevista para o dia 15 de novembro.
Quem pode participar
Para que poderem navegar juntos e transportar água e combustível suficientes para as 500 milhas do percurso, os barcos participantes devem ter pelo menos 30 pés (9,14 m) de comprimento e motor capaz de deslocar o barco a uma velocidade de, no mínimo, 6 nós.
O custo por embarcação é R$ 14,5 mil. Até o dia 31 de julho, haverá um bom desconto para inscrições pagas em uma única parcela e serão aceitas reservas com direito a dedução na taxa de inscrição. Já barcos participantes da Refeno deste ano pagarão menos ainda pela inscrição no BRally: R$ 10,5 mil — bem vantajoso, não? Os tripulantes, em número limitado à quantidade de leitos de cada embarcação, deverão ser inscritos até o dia 30 de setembro.
Informações mais detalhadas estão disponíveis no site do BRally Amazon: //brallyamazon.com.
O BRallyAmazon é operado pela Rumo Norte Expedições.