Perigo no mar

Foto: Rinson Chory - Unsplash

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Desastre oceânico

Um cargueiro rolou durante uma tempestade e contêineres perdidos no mar podem atingir número recorde

O mar esconde, cada vez mais, armadilhas para quem navega. Não se trata de mudanças repentinas das condições do tempo nem de perigos como acidentes geográficos ou mesmo o tráfego intenso de grandes navios.

Na presente edição da regata de volta ao mundo Vendée Globe, pelo menos seis barcos, até agora, foram danificados em batidas contra ófnis, objetos flutuantes não identificados, e é bem provável que alguns sejam contêineres perdidos, já que a quantidade dessas caixas de transporte só aumenta nos mares, que, aliás, acabam de ganhar perto de 2 mil delas.

Isso porque, durante uma forte tempestade no Oceano Pacífico, quando navegava da China para os Estados Unidos, o porta-contêineres ONE Apus, de bandeira japonesa, rolou e parte de sua carga foi deslocada e caiu no mar. O acidente aconteceu no último dia 30 de novembro.

Em uma nota das empresas responsáveis pelo navio, reproduzida no site FleetMon, estas reconhecem que as perdas podem ultrapassar 1,9 mil contêineres (um recorde) e acredita-se que, destes, 40 contenham carga perigosa.

Veja o que diz a nota, emitida ontem (2/12/20):

“Chidori Ship Holding LLC como proprietários e NYK Shipmanagement Pte Ltd como gerentes do navio porta-contêineres ONE Apus (IMO # 9806079) relatam que o navio está agora seguindo na direção oeste em direção ao Japão com planos de buscar um porto adequado para corrigir contêineres instáveis, avaliar danos e determinar o número exato de contêineres perdidos após o mau tempo na noite de segunda-feira, 30 de novembro de 2020.

O navio estava em passagem de Yantian, China, para Long Beach, EUA, a aproximadamente 1.600 milhas náuticas a noroete do Havaí, quando encontrou uma violenta tempestade produzindo ventos fortes e grandes ondas, que fizeram o ONE Apus rolar fortemente, resultando no deslocamento dos recipientes perdidos.

Uma notificação foi enviada ao JRCC (Joint Rescue Coordination Center, Centro de Coordenação de Resgate), em Honolulu e Guam, com avisos de navegação marítima posteriormente transmitidos.

As primeiras investigações a bordo do ONE Apus determinaram que os compartimentos de contêiner impactados permanecem inseguros para inspeções próximas; entretanto, estima-se que o número de unidades perdidas ou danificadas pode exceder 1.900, das quais cerca de 40 são contêineres de DG (dangerous goods, produtos perigosos).

Nosso foco continua sendo levar o navio a um porto seguro para garantir a segurança contínua da tripulação, do navio e da carga a bordo.

Uma investigação completa sobre este incidente será conduzida em conjunto com o Estado de Bandeira e as autoridades marítimas relevantes.

Mais informações serão fornecidas assim que estiverem disponíveis.”

 
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Sobre o navio:

Nome: ONE Apus

Tipo: porta-contêineres

Bandeira: Japão

Ano de construção: 2019

Comprimento: 364 m

Largura: 51 m

Calado médio: 14 m

Velocidade média / máx.: 13,2 nós / 21,9 nós

(Fonte: FleetMon)