Luto no meio náutico
Morreu
Luiz Phelipe Andrès
Conhecido como autor do livro Embarcações do Maranhão, Luiz Phelipe Andrès fez importantes contribuições à cultura
Radicado no Maranhão desde 1977, o mineiro (de Juiz de Fora) Luiz Phelipe Andrès é conhecido no meio náutico pelo memorável trabalho de pesquisa que culminou no belíssimo livro Embarcações do Maranhão, registro histórico dos barcos típicos desse estado, mas ele fez muito mais.
Engenheiro, considerado um mestre em desenvolvimento urbano, era entusiasta da cultura brasileira e foi um dos responsáveis pelo título da capital São Luís como patrimônio mundial da humanidade. Apaixonado pela cidade, Andrès coordenou o projeto de revitalização do centro histórico e foi o idealizador e coordenador do Estaleiro Escola (do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão — IAMA), criado para a formação de aprendizes da construção naval maranhense, e que agora leva seu nome.
Luiz Phelipe Andrès foi secretário da Cultura do Maranhão, entre os anos de 1993 e 1995, e era membro do Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e da Academia Maranhense de Letras, Morreu no dia 4 de dezembro último, vítima de leucemia.