Início de temporada da vela paulista
Tem regata na represa
Mais de 200 veleiros na raia
Regata de abertura da vela paulista de 2020 deve atrair mais de duas centenas de barcos para o evento, que será sediado pelo São Paulo Yacht Club , neste fim de semana. As inscrições estão abertas
Nos dias 1º e 2 de fevereiro, o São Paulo Yacht Club (SPYC) realizará a tradicional Regata de Abertura, com previsão de mais de 200 barcos e 500 velejadores na disputa, que acontece desde 1956 e a maior competição de vela do estado.
O sábado (amanhã), será reservado para as classes infanto-juvenis, como Optimist, Open Bic e Windsurf até 15 anos. Nesse dia, os jovens velejadores terão que completar um percurso que passa pelas raias 1 e 2. As demais classes — com destaque para a HPE 25, com cinco tripulantes, que participa pela primeira vez — velejarão no domingo, dia 2, quando os barcos deverão chegar até a raia 3, passando pelas ilhas dos Amores, Carecas e dos Eucaliptos. A largada será às 14 h, nos dois dias, e a premiação será no domingo, às 17 h, na sede do clube. O evento tem patrocínio da Cultura Inglesa e apoio da Fevesp e CBVela.
“A Regata de Abertura tem o valor simbólico e festivo de juntar a comunidade náutica paulista, celebrando abertura da temporada de vela na Represa Guarapiranga. Para além disso, ela tem também um cunho social, já que não se cobra inscrição e sim a doação de alimentos, que depois são repassados a entidades carentes da região. Esta Regata já arrecadou mais de 1.2 toneladas de alimento em uma única edição, número que esperamos superar este ano. Por ser uma regata que não faz distinção de idade ou experiência, há dez anos contamos com o patrocínio da Cultura Inglesa, que acredita no propósito de unir as gerações em torno do esporte”, disse Michael Downey, comodoro do SPYC.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo link http://bit.ly/abertura2020. Não são cobradas taxas de inscrição, porém é necessário doar, por pessoa, 2 kg de alimento não perecível, que serão destinados a instituições de caridade.
Sobre a Regata de Abertura
A primeira edição foi realizada em março de 1956, por iniciativa de Sr. Cirill Milbourne, que deu a ideia ao então comodoro do SPYC Bill Treacher. Como naquela época o nível da represa ficava muito baixo entre setembro e fevereiro, devido à abertura das comportas que faziam as águas da Guarapiranga irem para a Billings, as atividades náuticas na Guarapiranga ficavam praticamente suspensas.
A regata de Início de Temporada foi uma forma de festejar a volta das cheias e incentivar os velejadores de todos os clubes e classes a colocarem seus barcos na água. Desde o começo, foi uma regata de longo percurso, com partida e chegada em frente ao SPYC e passando próximo aos demais clubes.
As premiações nas primeiras edições eram canecas de cerveja de prata inglesa importadas pela Casa Prime, entregues no tradicional chá após a regata realizado no SPYC.
O sucesso do evento e o espírito de confraternização em torno do esporte da vela garantiu sua continuidade, tendo a Federação de Vela do Estado de São Paulo oficializado a regata e conferido ao SPYC a primazia de organizá-la por tê-la instituído e por ser o mais antigo clube da represa.
Sobre o clube
Fundado em 1917 pelo inglês Bert Greenwood, o São Paulo Yacht Club é o clube mais antigo da Guarapiranga. Inicialmente formado apenas por homens, tinha sua sede em um house boat (ou casa barco), onde ficaram atracados os barcos, até que, em 1929, foi adquirido o terreno onde hoje é a sede do clube, no início da Avenida Atlântica. Em 1938, recebeu o nome de São Paulo Yacht Club ou SPYC, como é conhecido pelos velejadores.