Gasolina ou álcool?

Enfim, uma lancha com motor flex

Nova lancha fabricada em São Paulo usa motor flex com propulsão hidrojato. Imagens: Marco Giovanella

Nova lancha fabricada em São Paulo usa motor flex com propulsão hidrojato. Imagens: Marco Giovanella

Vem aí o primeiro barco movido a gasolina ou álcool

Barco com preço mais acessível e totalmente produzido em São Paulo usará motor derivado de automóvel

Já pensou poder escolher entre abastecer a lancha com gasolina ou com álcool conforme a conveniência do momento? Pois, em breve, isso será possível. O estaleiro paulista Kuarup, sediado na cidade de Caçapava, já iniciou os testes do protótipo de uma lancha de 16 pés (5 m) com console central e motor flex, que deverá ser a primeira embarcação a oferecer esse recurso no país.

A ideia de lançar um barco do tipo foi de Benedito Prado Neto, dono do estaleiro Vcat, de São Paulo, que a apresentou ao Fórum Náutico Paulista, formado por pessoas ligadas aos negócios relativos a barcos e atividades diversas desenvolvidas nos rios, no litoral e outros locais que formam o grande parque aquático do estado. Assim, e com o envolvimento de muitos participantes no projeto, surgiu o programa Meu Primeiro Barco, com o objetivo de movimentar a cadeia náutica paulista, com o fornecimento de todos os implementos, incluindo o motor, por empresas do estado.

Os testes com o protótipo do conjunto de casco produzido pela Kuarup (que tem console central) e motor (um Ford Dragon marinizado) já começaram

Os testes com o protótipo do conjunto de casco produzido pela Kuarup (que tem console central) e motor (um Ford Dragon marinizado) já começaram

Quando o programa foi lançado, há cerca de três anos, o barco deveria ser entregue totalmente pronto para navegar, com carreta e o material de salvatagem, por R$ 65 mil (obviamente, haverá uma atualização deste valor). O conjunto teria que ter capacidade de levar, no mínimo, cinco pessoas; e pesar, com a carreta, até 750 kg, para ser rebocado por um automóvel com motor 1.6.

O protótipo da Kuarup tem casco de fibra de fibra de vidro, capacidade para seis pessoas no total e utiliza um motor que é uma novidade no segmento, um Dragon, três cilindros flex de 1,5 litro fabricado no município de Taubaté pela Ford, que é usado no modelo EcoSport da marca e que, com álcool, tem potência de 137 cv.

Adaptado para ser utilizado em um barco, o motor ganhou propulsão hidrojato, sistema mais simples que o de rabeta ou com linha de eixo e que, embora menos eficiente que esses dois, tem as vantagens de propiciar a navegação em locais bem rasos e de ser a propulsão mais segura onde há banhistas, porque não tem hélice abaixo do casco.

No teste inicial, realizado com gasolina, esse conjunto atingiu 30 nós (55,5 km/h) com uma pessoa a bordo e 23 nós (42,6 km/h) com seis pessoas (carga máxima). A potência do motor no barco ainda não foi divulgada.

Teste da lancha flex, fruto do programa Meu Primeiro Barco, do Fórum Náutico Paulista

Ficou curioso sobre essa lanchinha esperta? Pois saiba que ela será uma das atrações do São Paulo Boat Show, que acontece nos próximos dias, entre 19 e 24 de setembro. Saiba mais no site saopauloboatshow.com.br.