Fibrafort e Flexboat: 30 anos de sucesso

Fotos: Divulgação

Fotos: Divulgação

Fibrafort e Flexboat

Fabricantes com “f”, de fama

Dois dos maiores e mais importantes construtores de barcos do Brasil comemoram três décadas de atividade

Além da inicial “f” no nome, a Fibrafort e a Flexboat têm em comum o prestígio conquistado ao longo de 30 anos, comemorados agora. Cada qual em seu segmento, estas marcas inteiramente nacionais são as principais referências do mercado náutico brasileiro, tendo, inclusive, barcos exportados para outros países.

Fundada por Marcio Ferreira, a Fibrafort, com sede em Itajaí (SC), é não apenas a maior fabricante de pequenos barcos de fibra de vidro do Brasil há muitos anos. Construtora de modelos entre 16 e 42 pés, ela é também um estaleiro brasileiro de primeira linha, porque entrega qualidade, tem projeto, tem uma equipe de engenharia que se dedica ao desenvolvimento e à finalização do produto até o barco ir pra água.

“Algo que também me impressiona é que eles pensam na parte comercial, sabem quando lançar, como apresentar”, diz o nosso Marcio Dottori, que conhece bem os barcos da marca. “Tudo isso junto valoriza o barco, dá boa liquidez na hora de revender. Esse nome é referência não só entre donos de barcos, mas também entre os marinheiros, porque eles gostam dos barcos Fibrafort”.

Já a outra aniversariante, a Flexboat, capitaneada por Jaime Alves Filho, produz os melhores barcos infláveis do Brasil — tanto que, não raro, ouve-se pessoas se referirem a barcos infláveis em geral como “Flexboat”, mesmo que não sejam deste fabricante. Não há, no território brasileiro, quem construa barcos de borracha com igual qualidade. Isso, desde o nascimento da fábrica em Atibaia (SP), onde está até hoje.

Antes de iniciar o negócio, o carioca Jaime pesquisou atentamente o que de melhor havia no setor e decidiu começar apostando alto, por exemplo, confeccionando os tubulões com hypalon, material de primeiríssima linha, super-resistente, importado da França e que, lá fora, é utilizado em barcos militares.

Os primeiros Flexboat eram pequenos, de no máximo 12 pés de comprimento. Hoje, os semirrígidos da marca chegam a 37 pés, podem ter cabine e já há, inclusive, uma linha específica para uso militar, que acaba de ser lançada.

“O Jaime sempre procura o melhor, tanto que já fabricava barcos para as forças militares, adaptando os modelos de lazer, porque esses barcos têm qualidade pra isso, além de resistentes, navegam bem, são estáveis e cortam bem as ondas”, comenta o Marcio Dottori, que testou quase todos os barcos da Flexboat.

Nesses 30 anos, segundo estimativa do próprio Jaime, a fábrica produziu cerca de 20 mil unidades, algumas das quais para exportação. Recentemente, a Flexboat entregou seu quinto barco para uma empresa de turismo da Noruega. É sucesso que vai longe.