Dia do Marinheiro

13 de dezembro

Em memória de Tamandaré

O dia do nascimento do Almirante Tamandaré, patrono da Marinha, é também o dia do Marinheiro

   Figura de destaque das Forças Armadas, à frente de grandes e importantes missões durante o Império, o almirante Joaquim Marques Lisboa (1807-1897), o Marquês de Tamandaré, foi homenageado, já durante a República, com o Dia do Marinheiro. A data comemorativa, criada em 1925 pelo almirante Alexandrino Faria de Alencar, é 13 de dezembro, dia do nascimento do Almirante Tamandaré.

   Todos os anos, a Marinha do Brasil celebra a memória de Tamandaré, que teve seu nome inscrito no livro dos Heróis da Pátria em 2004, com ações por todo o país, como destaca a Ordem do Dia do comandante da Marinha Ilques Barborsa Junior. Confira alguns trechos abaixo. (Leia a íntegra aqui.)

(...) Durante toda a sua história, o Marquês de Tamandaré foi, exclusivamente, marinheiro. Essa indelével marca continua atuando na formação de uma Instituição forte e respeitada, compelindo as atuais gerações a refletirem sobre as responsabilidades e os desafios do presente e do futuro.

(...) De forma a continuar a defender os interesses nacionais, a Invicta Marinha de Tamandaré continua atenta às alterações do cenário e firme no rumo de permanente prontidão para atuar onde e quando for necessário. Em destaque, a participação na Operação “Verde Brasil”, que, ao lado de nossos irmãos de armas e outros órgãos, combateu os focos de incêndio na Amazônia.

(...) Na Amazônia Azul, cuja extensão representa 67% do nosso território continental, sofremos uma grave agressão, com um derramamento criminoso de óleo em nossas águas. A Marinha do Brasil vem atuando, desde 2 de setembro, em coordenação com diversas instituições e setores da sociedade com o firme propósito de mitigar os efeitos danosos em nossa costa, assim como o de encontrar os responsáveis por esse atentado ao nosso País. A Operação “Amazônia Azul, Mar Limpo é Vida”, continua e, em janeiro, iniciaremos a tradicional Operação “Verão 2019/2020, Mares Seguros e Limpos”.

(...) nossa Instituição mantém firme seus principais Programas Estratégicos: o Programa Nuclear da Marinha, o Programa de Desenvolvimento de Submarinos, que contempla o lançamento de um submarino por ano até 2022, e que prevê o lançamento do Submarino com propulsão nuclear em 2030. Com rumo seguro, continua, também, o Programa de Construção dos Navios da Classe Tamandaré, a Capacitação do nosso Pessoal e o Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul (SisGAAz) (...)

(...) Como considerações finais, transmito o agradecimento e a profunda admiração aos agraciados com a Medalha Mérito Tamandaré, cujas cerimônias de imposição estão ocorrendo nos diversos Distritos Navais e no exterior. Concito a todos a fortalecerem a mentalidade marítima junto à sociedade, ressaltando a devida importância da “Amazônia Azul” e das nossas águas interiores para o destino de prosperidade reservado para o País.

(...)

ILQUES BARBOSA JUNIOR
Almirante de Esquadra
Comandante da Marinha”

#diadomarinheiro #almirantetamandare #marinhadobrasil #13dedezembro