Copa do Mundo da Vela

A seleção brasileira no evento teste da SSL Gold Cup, a Copa do Mundo da vela, na Suíça

A seleção brasileira no evento teste da SSL Gold Cup, a Copa do Mundo da vela, na Suíça

Vem aí

SSL Gold Cup

Equipes nacionais formadas pela elite da vela disputam preparatória para a Taça de Ouro SSL - Star Sailors League, a “Copa do Mundo” da vela

Por Regina Hatakeyama

Um timaço de velejadores capitaneados pelo multicampeão Robert Scheidt está na Suíça, para competir, a partir do próximo dia 29 de setembro, no Lago Neuchâtel, de um evento teste para a SSL Gold Cup, competição idealizada para ser a “Copa do Mundo” da vela. Baseada na Copa do Mundo de futebol, a SSL Gold Cup acontecerá entre os meses de maio e junho de 2022, com a participação de 56 países.

A seleção brasileira é formada pelas bicampeãs olímpicas Kahena Kunze e Martine Grael (participante de uma regata de volta ao mundo The Ocean Race); João Signorini (campeão na Ocean Race); André Fonseca (três Ocean Race e três participações em Olimpíadas); os também olímpicos Gabriel Borges e Henrique Haddad; Henry Boening; Juninho de Jesus; e Alfredo Rover.

Cada tripulação é composta pelos cinco velejadores mais bem posicionados no ranking da SSL e cinco escolhidos pelo capitão da equipe, todos da mesma nacionalidade. O capitão é determinado pela Star Sailors League. Os veleiros, de 47 pés, são idênticos, cedidos pela organização da SSL Gold Cup.

"Vai ser um aprendizado, pois nem todo mundo velejou nesse barco. Mas é um evento bem bacana, um novo conceito de competição que prioriza a emoção, tanto para o público quanto para os atletas, preservando-se o espírito e a tradição da vela", comentou Robert Scheidt.

Haverá três eventos testes. O primeiro, disputado entre os dias 15 e 19 de setembro, teve como vencedor o time da África do Sul, comandado por Iain Ainslie. A penúltima e a última equipes classificadas em cada flotilha competem para definir as posições do quinto ao oitavo lugar. O quadro de resultados do primeiro evento teste terminou com Tailândia em 2º; Malásia em 3º; Ucrânia em 4º; Turquia em 5º; Taiti em  6º; França em 7º; e México em 8º lugar.

O Brasil participará do segundo evento teste, na flotilha 1, ao lado de Grécia, Omã e Croácia. A flotilha 2 tem Estônia, Israel, Hungria e Suíça.