Brasil vence Mundial de Optimist
Vela brasileira
no alto do pódio
Alex Kuhl, de Ilhabela, é o primeiro campeão brasileiro no Mundial de Optimist
Disputando contra uma flotilha de 259 velejadores de 57 países, em Riva del Garda, na Itália, o brasileiro Alex Di Francesco Kuhl, de 15 anos, sagrou-se o campeão da classe Optimist de 2021. Alex, conhecido como “Alemão” venceu o torneio após uma disputa acirrada com o americano Gil Hackel, por uma margem de 5 pontos.
Velejador da Escola de Vela de Ilhabela Lars Grael, Alex comentou sobre sua conquista: “Uma emoção incrível ganhar o Campeonato do Mundo, tão longe de casa, no meu último ano de atividade na classe Optimist”.
Esta é a primeira vez que o Brasil consegue o título desta classe de iniciação, em que velejam crianças e jovens entre 7 e 15 anos. Este feito acontece trinta anos depois de o país conquistar o Mundial de Equipes, com a presença, na raia, de Rodrigo Amado, hoje técnico da equipe brasileira, que acompanhou Alex no campeonato.
Além de Alex Kuhl, que fechou o campeonato com 54 pontos, outro brasileiro, Lucas de Freitas, do Iate Clube do Rio de Janeiro, compõe a lista dos 10 velejadores mais bem classificados, com 106 pontos, tendo se classificado em 9º lugar.
Veja os resultados completos aqui: https://2021worlds.optiworld.org/en/default/races/race-resultsall .