2020, ano da Antártica

Fotos: Russian Sails 2020

Fotos: Russian Sails 2020

Rússia

pelos sete mares

Com uma volta ao mundo realizada por três dos mais belos tall ships, a Rússia comemora dois acontecimentos de especial importância para o país: a descoberta do continente antártico e a vitória sobre os alemães na 2ª Guerra Mundial

   Na Rússia, 2020 será, oficialmente, o ano da Antártica. Isso porque no próximo mês de janeiro a descoberta do continente gelado, atribuída aos russos Fabien Gottlieb Thaddeus von Bellinghausen e Mikhail Lazarev, completará 200 anos (leia mais aqui). Três dos mais bonitos tall ships (grandes navios veleiros) começaram a percorrer o mundo levando a bandeira russa para celebrar esse feito e, também, os 75 anos do fim da 2ª Guerra Mundial (chamada pelos russos de Grande Guerra Patriótica), na qual os então soviéticos tiveram papel fundamental (veja mais aqui e aqui).

   Essa expedição comemorativa, batizada de Russian Sails 2020, é realizada pelos navios-escolas Sedov, Kruzenshtern e Pallada, que estão reproduzindo a viagem pioneira de Bellinghausen e Lazarev, e visitando locais relacionados a episódios da Segunda Guerra. Cada barco fará um trajeto diferente dos demais e apenas um deles, o Kruzenshtern, tem previsão de escala no Brasil, no Rio de Janeiro, provavelmente entre os dias 22 e 25 de janeiro.

   Informações (em inglês e russo) no site da expedição: www.russiansails2020.ru/en/

Os tall ships russos

P1220407.jpg

Kruzenshtern

   Armado em barca, com quatro mastros, foi originalmente chamado Padua e utilizado para transporte de carga de longa distância. Após a 2ª Guerra Mundial, em 1946, foi transferido da Alemanha para a União Soviética como reparação de guerra e rebatizado como Kruzenshtern, em homenagem ao explorador e almirante russo Ivan F. Kruzenshtern. Hoje, representa a Rússia em eventos navais.

Comprimento total: 114,5 m (375 pés)

Boca: 14 m

Área vélica: 3.400 m²

Altura dos mastros (acima do convés): 55 m

Peso: 5.805 toneladas

Calado: 6,27 m

Quantidade de velas: 34

Velocidade a vela: 17 nós

Velocidade a motor: 10 nós

Conveses: 5

Ano de construção: 1926 (Alemanha)

Sedov-P1220300-0.jpg

Sedov

   Ex-Magdalena Winnen II e ex-Kommodore Joutsen, foi lançado em 1921, nos estaleiros Krupp, na Alemanha. Foi utilizado como cargueiro (transportava nitrato do Chile e grãos da Austrália) e, durante a guerra, como veleiro escola. Armado em barca, com quatro mastros, é o maior veleiro de época existente, e como o Kruzenshtern, o único autêntico clipper (veleiro mercante rápido) da rota do Cabo Horn que ainda navega.

   Entregue pela Alemanha à União Soviética como reparação de guerra, foi restaurado, transformado em um navio oceanográfico e, depois, passou a barco escola. Seu nome foi dado em homenagem a Georgy Sedov, explorador do Ártico.

Comprimento total: 117,5 m (385 pés)

Boca: 14,62 m

Área vélica: 4.192 m²

Altura dos mastros: 54,8 m

Peso: 7.320 toneladas

Calado: 6,31 m

Quantidade de velas: 32

Velocidade: 10,4 nós

Conveses: 2

Ano de construção: 1921 (Alemanha)

Pallada_1.jpg

Pallada

   Construído sob encomenda do governo russo em 1989, em Gdansk, na Polônia, o Pallada é uma fragata de três mastros e velocidade muito boa para um barco a vela, atingindo mais de 18 nós. Como embarcação de treinamento, realiza quatro viagens por ano e já navegou, em três décadas, cerca de 900.000 milhas.

Comprimento total: 108,6 m (356 pés)

Boca: 14 m

Área vélica: 2.771 m²

Peso: 2.987 toneladas

Calado: 6,8 m

Quantidade de velas: 26

Velocidade: 11,6 nós

Conveses: 3

Ano de construção: 1989 (Polônia)