Ilha Anchieta
Joia de Ubatuba
Fotos: Mozart Latorre
Grande e naturalmente bela, a Ilha Anchieta tem praias irresistíveis e águas claras na maior parte do ano
Quem vai a Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo, não pode dizer que conhece a região se não tiver visitado, ao menos uma vez, a Ilha Anchieta. Seja por sua história, seja, principalmente, por sua beleza selvagem. Batizada em homenagem ao Padre José de Anchieta, que teve grande presença na região, e antes conhecida por Ilha dos Porcos, teve uma vila e foi, no século passado, uma ilha-presídio, antes de ser transformada em Parque Estadual administrado pela Fundação Florestal. Melhor assim. O antigo presídio tornou-se atração turística, como de resto a ilha, hoje protegida e preservada com toda a sua magnífica mata em terra e, no entorno, águas cor de esmeralda, sempre convidando pra um mergulho.
A Ilha Anchieta fica bem próxima do Saco da Ribeira, um dos maiores polos náuticos do Sudeste e, apesar de muito frequentada por turistas, os donos de barco que não apreciam assim tanto movimento adoram jogar âncora por lá. O passeio compensa muito.
O local mais procurado é a Enseada das Palmas, um excelente ancoradouro para barcos grandes e pequenos, com águas clarinhas e calmas, bem protegidas dos ventos fortes do quadrante sul e do vento leste, predominante na região. Nessa enseada, há três praias: Grande, do Presídio e de Fora, em ordem decrescente de tamanho. A maior delas, de areias brancas, é onde as águas são mais claras, com profundidade alta (em torno dos cinco metros) e com fundo de areia, bom para manter a âncora bem unhada.
Na praia do Presídio, a atração são... as ruínas do presídio, desativado na década de 50 e que vale a visita, para conhecer as histórias do lugar, que chegou a ser palco de uma violenta rebelião. De lá, também saem trilhas ecológicas, realizadas, obrigatoriamente, com acompanhamento de monitores.
E, por fim, a pequena Praia de Fora, no lado leste da Enseada das Palmas, tem uma providencial bica natural, ótima para um banho rápido — sem xampu nem sabonete, bem entendido.
A pesca de superfície ou de mergulho é proibida nessas águas, mas o mergulho contemplativo, não. Então, não se esqueça de levar máscara e snorkel, porque a Ilha Anchieta é um dos melhores pontos de mergulho que você pode encontrar na região.
Coordenadas para aproximação do centro da Enseada das Palmas:
Latitude 23º 31,950’S
Longitude 045º 04,190’W
Distâncias:
Do Saco da Ribeira: 3,3 milhas
Do centro da Enseada de Ubatuba: 8,1 milhas
Perigo nas proximidades:
Não há
Melhor época para ir:
O ano inteiro